publicidade

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Tipos de cidades ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Cidades Históricas - Ecoturismo - Estâncias Climáticas - Estâncias Hidrominerais - Ilhas - Praias - Regiões Serranas - Religiões e Crenças - Represas - Turismo Rural

                

Lençóis Maranhenses, o Saara brasileiro

(19 de fevereiro de 2004)  Por     Marcelo Pincinato

 

PorMarcelo Pincinato

Da Redação Feriadão.com

 

 

Uma paisagem inusitada. É dessa forma que todos que conhecem os Lençóis Maranhenses podem considerá-lo. As imensas dunas, que se estendem por 70 km, rente à costa, e penetram até 50 km interior adentro, formam uma faixa repleta de oásis, com milhares de lagoas de águas doces e cristalinas. O fundo arenoso e branco faz com que se assemelhem a piscinas muito límpidas. Os contrastes do maior deserto brasileiro formam um cenário realmente exótico.

 

Com 155 mil hectares de área, os Lençóis são protegidos por um parque nacional, criado em 1981. O parque abrange uma área de 300 km2 de areia em forma de dunas, que atingem até 20 metros de altura. Graças aos ventos, essas dunas mudam de lugar. Num período de um ano, podem mover-se até 20 metros. As belas lagoas que cortam os morros de areia tornam-se hábitat de peixes e aves marinhas, além das migratórias.

 

A porta de entrada desse território é a cidade de Barreirinhas, a, aproximadamente, 300 quilômetros de São Luís. É lá, também, onde se pode obter algum apoio para os passeios pela região. Semi-isolada até ganhar fama entre os turistas de todo o País, o município, hoje, já possui hotéis, agências de turismo e serviços de transporte. A partir de Barreirinhas, são duas maneiras para se chegar aos Lençóis. A mais interessante é pelo Rio Preguiça, com suas águas verdes, margeadas por exuberante mata nativa. Há também o acesso por terra, que é feito apenas por veículos com tração nas quatro rodas.

 

Nesse passeio, é possível apreciar a Lagoa Azul. As águas dela chegam a 1,5 metro nos pontos mais profundos, mas a transparência permite enxergar os pés com muita facilidade. Quem prefere aventuras mais radicais pode ir até os lugarejos isolados, no meio dos lençóis. Baixa Grande fica a cerca de oito horas de caminhada. Queimada dos Britos, o maior povoado, com cerca de 100 habitantes que vivem da pesca e da criação de cabras, exige um dia de viagem. O trajeto é feito a pé, atravessando quilômetros de areia fofa das dunas. É importante estar acompanhado de guias que conheçam bem o caminho. Quem não tem fôlego para tanto pode fretar jipes 4x4 para fazer o percurso.

 

Informações

(98) 349-1155

 

Onde Ficar

Pousada do Buriti – Rua Inácio Lins, telefax: (98) 349-1053

Pousada Porto Buriti – Praia do Caburé, tel: (98) 9984-0088

Pousada Filhos do Vento – Povoado de Atins, tel: (98) 9984-0036

Ver mais sobre São Luís - MA

Voltar

Próxima dica

 

Outras seções do Feriadão.com

Hospedagem:

Especiais: veja as últimas notícias e dicas do Feriadão.com!

 (13/08/2012)  Workshop dá continuidade a fomento do turismo.

 (13/08/2012)  Torrinha atrai aventureiros.

 (13/08/2012)  Empresas do Piauí recebem selo de qualidade.

 (13/08/2012)  Empresários criam rede para promover destino.

 (13/08/2012)  Porto Feliz.

(clique aqui para ver + dicas!) 

Pesquisar destino: encontre a cidade ideal para sua próxima viagem!

 

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Atalhos :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Feriadão.com (c) 2018 - todos os direitos reservados :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nome da cidade

pesquisa completa!

Desenvolvimento: