publicidade

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Tipos de cidades ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Cidades Históricas - Ecoturismo - Estâncias Climáticas - Estâncias Hidrominerais - Ilhas - Praias - Regiões Serranas - Religiões e Crenças - Represas - Turismo Rural

                

17ª Festa Italiana de Jundiaí

(11 de maio de 2004) 

Por Aline Pagnan
Da Redação Feriadão.com

O tradicional bairro da Colonia, em Jundiaí, se prepara para realizar a 17ª Festa Italiana di Jundiaí, que tem como slogan "La Piú Bella Festa" e recebe por parte de seus idealizadores o tema: "Una Festa di Tutta la Famiglia".

 

As delícias da cozinha italiana já estão sendo preparadas. Espaguete ao sugo, gnocchi, pizza, fogazza, calabreza, frango com polenta, espetinhos, doces e sorvetes típicos, crustulli, vinhos e bebidas serão oferecidos aos mais de 100 mil visitantes durante os dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de maio e 05 e 06 de junho.

 

Com apresentação musical típica italiana nas noites de sábado e nos almoços de domingo, a festa terá a participação e a colaboração de cerca de 900 voluntários que todos os anos doam seu trabalho, para oferecer aos participantes uma festa alegre e gostosa. A festa ainda oferece algumas surpresas. Os visitantes que comprarem ingressos para a Cantina, restaurante montado na festa, concorrerão a brindes oferecidos pelos patrocinadores. Mas a maior surpresa é o sorteio de duas passagens para a Itália, no dia 5 de junho.

Além disso, a festa aproveita as datas de sua realização para comemorar a data Nacional da Itália e o dia do cidadão Ítalo-Jundiaiense, festejados no dia 2 de junho.

 

O evento pretende resgatar e manter viva a lembrança da cultura italiana, trazida pelos primeiros imigrantes que chegaram em Jundiaí em 1888. Por esse motivo, a festa, a cada edição, faz homenagem as famílias italianas da cidade. A comissão organizadora escolhe a família, que a partir daí, tem que fazer um levantamento de sua própria história, desde o imigrante vindo da Itália até o mais novo descendente. Esse ano as famílias homenageadas são Belesso e Russi.

 

Por ser uma colônia religiosa, os italianos tem a colaboração do padre Eloy Dalla Vecchia, que coordena uma homenagem em louvor ao Padroeiro "Sagrado Coração de Jesus".

 

A renda arrecadada na Festa, além de ser utilizada nas obras sociais da Paróquia da Colônia, irá beneficiar diretamente entidades assistenciais de Jundiaí.

 

Festa de Rua
Com 21 barracas servindo as deliciosas massas italianas, a Festa de Rua oferece locais cobertos para duas mil pessoas. Além da comida, preparada na hora e com acompanhamento direto do consumidor, dois conjuntos musicais completam o ambiente se apresentando nas noites de sábado, com os sucessos musicais italianos de todos os tempos.


Cantinas

O único local que precisa de convide na festa é a Cantina. Com capacidade para receber mil pessoas toda noite, a Cantina funcionará como um restaurante em um salão coberto de mil metros quadrados. Além disso, a Cantina oferece o serviço de reservas. Os convidados tem o conforto de ter lugar numerado e reservado com antecedência.

É também na cantina da festa que o público confere as apresentações musicais de grupos italianos que transformam a noite num verdadeiro "carnaval italiano".

 

Entrada - antepasto composto de pão italiano, sardella e beringela.

 

Pratos Quentes - Espaguete ao sugo, gnocchi, frango com polenta e rodízio de pizza.

 

Serviço de Bar - o tradicional vinho da festa, cerveja, refrigerante e água (cobrados à parte).

 

As sobremesas - Servidos na Piazza Dolci (Praça da Sobremesa), os doces, sorvetes italianos e crustulli são cobrados a parte. Entidades assistenciais de Jundiaí estarão comercializando doces, especialmente preparados por eles mesmos, com toda a renda dividida entre as participantes: Amarati, Ateal e Instituto Luiz Braille.

 

Saída - café expresso e licor

Reserva de convites
As reservas de convites podem ser feitas pelo telefone (11) 4584-1406 e 4584-0734 – das 8h30 às 17h30, ou via internet, no site www.ecco.com.br. O convite é individual e custa R$25,00

Sorteio - Viagem para a Itália
Vale lembrar que a compra de convite para a Cantina garante ao visitante a participação no sorteio de duas passagens para a Itália.

As passagens são oferecidas pela Alitália e Agência de Turismo Porta do Sol.

O ganhador também vai receber 6 dias de estadia em Roma nos Hotéis Amalia e Dei Console.

 

Data e Horário de Funcionamento
A festa vai ser realizada nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de maio e 05 e 06 de junho.

Sábado: a partir das 18 horas na rua e às 20 horas na Cantina.

Domingo: somente na rua, com almoço a partir das 11 horas, estendendo-se até às 16 horas.

Shows
Para completar o cenário da festa o público se diverte e dança com as apresentações musicais de Sérgio di Rosa e Banda Terra do Sol que transformam a noite num verdadeiro "carnaval italiano".

 Primeiro final de semana   Segundo final de semana
 Dia 15 de maio  Dia 22 de maio
 - cantina (salão) - Sérgio di Rosa  - cantina (salão) - Sérgio di Rosa
 - cantina de rua 1 - Banda Terra do Sol  - cantina de rua 1 - Artur Germano

 

Dia 16 de maioDia 23 de maio
- cantina de rua 1 - Sérgio di Rosa - cantina de rua 1 - Sérgio di Rosa
- cantina de rua 2 - Quarteto I Cantanti D'Italia   - cantina de rua 2 - Quarteto I Cantanti D'Italia  

 

Terceiro final de semana Quarto final de semana
Dia 29 de maioDia 05 de junho
- cantina (salão) - Sérgio di Rosa - cantina (salão) - Banda Terra do Sol
- cantina de rua 1 - Bonani - cantina de rua 1 - Artur Germano

 

Dia 30 de maioDia 06 de junho
- cantina de rua 1 - Sérgio di Rosa - cantina de rua 1 - Artur Germano
- cantina de rua 2 - Quarteto I Cantanti D'Italia - cantina de rua 2 - Quarteto I Cantanti D'Italia

 

 

www.ecco.com.br

Ver mais sobre Jundiaí - SP

Voltar

Próxima dica

 

Outras seções do Feriadão.com

Hospedagem:

Especiais: veja as últimas notícias e dicas do Feriadão.com!

 (13/08/2012)  Workshop dá continuidade a fomento do turismo.

 (13/08/2012)  Torrinha atrai aventureiros.

 (13/08/2012)  Empresas do Piauí recebem selo de qualidade.

 (13/08/2012)  Empresários criam rede para promover destino.

 (13/08/2012)  Porto Feliz.

(clique aqui para ver + dicas!) 

Pesquisar destino: encontre a cidade ideal para sua próxima viagem!

 

Pesquisa - Página inicial - Fale conosco - Anuncie

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Atalhos :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Feriadão.com (c) 2018 - todos os direitos reservados :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nome da cidade

pesquisa completa!

Desenvolvimento: